Notícias
Saúde Indígena
Encontro de pajés fortalece medicina tradicional dos povos indígenas do DSEI AL/SE
O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Alagoas/Sergipe realizou, nos dias 13 e 14 deste mês, o I Encontro de Pajés, na aldeia Wassu Cocal. O evento foi promovido em conjunto com a Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas, através da Superintendência de Vigilância em Saúde e Diretoria de Promoção à Saúde.
O encontro reuniu pajés de nove aldeias. "O objetivo foi contribuir para o fortalecimento dos saberes tradicionais dos povos indígenas de Alagoas e Sergipe, possibilitando um espaço de diálogo e troca de experiências entre profissionais de saúde e comunidade indígena", disse a coordenadora do distrito, Genilda Leão.
O evento contou com a participação dos pajés José Cícero da Silva e Benicio José de Lima (aldeia Wassu Cocal); Antônio Celestino e Purinã Celestino (Xucuru Kariri); Uiran Campos (Tingui Botó); Aureo de Oliveira Souza (Karapotó Plakiô); Ercílio Batista dos Santos (Karapotó Terra Nova); José Bonifácio de Souza (Kariri Xocó); Antônio Francisco dos Santos (Kalankó); Adelino Aprígio dos Santos (Katokinn) e Luiz Antônio de Araújo (Jeripankó).
Também marcaram presença os caciques Maria das Graças (Nina - aldeia Katokinn) e Jeová (Wassu Cocal); e os mediadores Itajaciara Barbosa (Xucuru Kariri); Eline Juvita de Lima (Wassu Cocal); Benício Júnior (Wassu Cocal); Eliete Alves de Souza (Coram - Xucuru Kariri); Mariana (Wassu Cocal) e Mizael (Wassu Cocal).