Notícias
Secretários articulam parcerias para melhorar assistência de povos indígenas do Amazonas
O secretário Especial de Saúde Indígena, Antônio Alves de Souza, e o secretário de Saúde do Amazonas e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Saúde (Conass), Wilson Alecrim, estiveram reunidos, na manhã dessa segunda-feira (14), em Manaus (AM), para articular parcerias para melhorar o acesso da população indígena aos serviços ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no estado. O Amazonas é a unidade que concentra a maior população indígena do país, com cerca de 165 mil indivíduos, e que sedia sete dos 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) existentes no país.
Entre os temas tratados, o secretário Antônio Alves reforçou o interesse da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) de construir, em parceria com a Secretaria de Saúde do Amazonas, um hospital para atendimento exclusivo da população indígena. “O México já tem uma experiência deste tipo de hospital”, disse o secretário. Segundo ele, seria uma excelente oportunidade para se desenvolver a medicina tradicional e proporcionar uma assistência que levasse em consideração as especificidades culturais e alimentares das etnias indígenas.
A falta de médicos para atuar na média complexidade, a organização do Tratamento Fora de Domicílio (TFD) para indígenas e a atual conformação do Mapa Sanitário no estado do Amazonas também foram temas tratados durante o encontro. O secretário Wilson Alecrim reforçou que um dos grandes desafios da Saúde Indígena está na integração das ações com o SUS, na engrenagem dos serviços da ponta - onde são realizados os serviços básicos -, até a alta complexidade.
A reunião foi acompanhada pela diretora de Atenção da Sesai, Danielle Cavalcante; pelo coordenador de Atenção Básica da Sesai, Daniel Lacerda; e pela secretária Adjunta do Interior da Secretaria de Saúde do Amazonas, Adriana Moreira.
Funasa
Após o encontro com o secretário de Saúde do Amazonas, Antônio Alves se reuniu com o superintendente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Edmar Alves Pinto, para fazer uma visita de cortesia e tratar de projetos de edificações e saneamento ambiental que ainda estão sob a execução da Funasa, a exemplo da reforma e ampliação da Casa de Saúde Indígena (Casai) de Manaus.
O encontro foi acompanhado por técnicos da Funasa e da Sesai. Na ocasião, o superintendente passou às mãos da coordenadora do DSEI Manaus, Adarcyline Magalhães, o Termo de Recebimento Definitivo de Obras referente à Casai Manaus.
Outra pauta tratada concerne à transição patrimonial da Funasa para Sesai. A coordenadora do DSEI Parintins, Paula Rodrigues, reforçou pendências relacionadas à termos de concessão de uso de mobiliários e imóveis para o distrito. Uma nova reunião deverá ser agendada ainda esta semana para agilizar a transição. “Temos a maior boa vontade de ajudá-los a fazer esta transição da forma mais rápida que pudermos”, disse Edmar Alves Pinto.
Por Felipe Nabuco