Notícias
Secretário discute melhorias para população indígena de Guarantã do Norte (MT)
O secretário Especial de Saúde Indígena, Antônio Alves de Souza, esteve reunido na tarde dessa quinta-feira (24) com uma comitiva de autoridades municipais e lideranças indígenas, da etnia Panará, do município de Guarantã do Norte (MT). O encontro teve como objetivo discutir sobre a construção de uma Casa de Saúde Indígena (Casai) no município, que hoje concentra em torno de três mil indígenas, dos quase seis mil são atendidos pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Kayapó do Mato Grosso. Nos próximos 15 dias, uma delegação de técnicos da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) deverá chegar a Guarantã do Norte para avaliar as condições de construção da unidade, bem como conhecer os serviços ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no município.
Durante o encontro, o secretário Antônio Alves enfatizou a recente troca na coordenação do DSEI e reforçou as expectativas com a nova coordenação, que deverá ser nomeada nos próximos dias. Ele lembrou que um dos motivos para a troca de coordenador era a insatisfação da gestão com a produtividade e o desempenho do distrito.
O principal motivo argumentado para construção de uma Casai em Guarantã do Norte está na distância que separa as aldeias indígenas situadas no município para a sede do DSEI, onde também funciona a Casai, em Colíder (MT). “Quando precisamos, nós temos que nos deslocar por quase 380 quilômetros da aldeia até a Casai de Colíder”, disse a liderança indígena, Paturi Panará, lembrando que mais da metade dos indígenas atendidos pelo DSEI está concentrada no município de Guarantã do Norte.
Participaram da reunião o deputado estadual do MT, Pedro Satélite; a prefeita de Guarantã do Norte, Sandra Martins; os vereadores do município, Zilmar Lima e Marcelo Medeiros; as lideranças indígenas Patikã, Sykiã, Paturi e Kirekicausã Panará; além da diretora de Atenção da Sesai, Danielle Cavalcante.
Por Felipe Nabuco