Notícias
Grupo de mulheres indígenas Potiguara amplia encontros nas comunidades
A experiência com a formação de um grupo de mulheres indígenas Potiguara, em 2010, e os resultados alcançados foram motivos para a Coordenação Psicossocial do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Potiguara ampliar o trabalho com outras comunidades da região. O grupo pioneiro Mulheres Potiguara “Amor e Vida” realizou encontros por dois anos na aldeia Jaraguá, em Rio Tinto, estimulando uma reflexão sobre o espaço e atuação da mulher na família, no trabalho e na sociedade.
“A partir desse grupo e dos resultados positivos apresentados, foi identificada a necessidade de ampliar esse trabalho juntos a outras comunidades indígenas do distrito”, informou a psicóloga Maria José (Lia), responsável técnica pelo Programa Saúde Mental do DSEI Potiguara. Lia esclarece que os encontros foram retomados e em fevereiro deste ano aconteceram na aldeia Jacaré de Cézar, no município de Marcação, com a formação de um novo grupo de mulheres.
Os encontros com o grupo "Amor e Vida" possibilitaram a oportunidade de promover interação e diálogo entre as mulheres Potiguara, estabelecendo laços de solidariedade na troca de experiências para a construção de novas alternativas de vida, além estimular e desenvolver a autoestima, o autoconhecimento e autoconfiança. A proposta dos encontros do grupo também se resume em ações educativas de prevenção à saúde, sensibilizando os cuidados à saúde mental, que envolve qualidade de vida com boa alimentação, exames preventivos, exercícios físicos, entre outros. "Mantendo uma relação de gênero com reflexões sobre elas mesmas, suas vidas, espaço e a atuação da própria mulher na família, no trabalho e na sociedade", enfatiza a psicóloga Lia.
Por João Bosco de Araújo