Notícias
VIGILÂNCIA
Mais de 508 mil testes de detecção da Covid-19 já foram enviados para Tocantins
A testagem é uma das principais estratégias de combate à pandemia da Covid-19. Um dos principais tipos de teste usado para detectar o vírus Sars-Cov-2 é o RT-PCR. Desde o início da pandemia, mais de 32,2 milhões de reações foram enviadas para os estados e o Distrito Federal. Para a região Norte foram distribuídos 7,1 milhões de reagentes e destes, 508,4 mil foram enviados para Tocantins.
O RT-PCR apresenta alta sensibilidade (aproximadamente 86%) e alta especificidade (acima de 95%). Isso significa que o teste é capaz de identificar pessoas doentes entre aquelas com sintomas suspeitos para a doença investigada.
O exame pode ser feito por qualquer pessoa sintomática. A coleta deve ocorrer o mais precocemente possível, quando o paciente com síndrome gripal (SG) ou síndrome respiratória aguda grave (SRAG) está na fase aguda da infecção, ou seja, até o 8º dia após o início dos sintomas. Para pacientes graves hospitalizados, a coleta pode ser feita até o 14º dia do início dos sintomas.
Os sintomas mais comuns da Covid-19 são febre, tosse, dor de garganta, coriza, dor de cabeça, perdas olfativas/gustativas e dores no corpo. São considerados sinais graves: falta de ar, baixos níveis de saturação de oxigênio, cianose, letargia, confusão mental e sinais de desidratação.
Vacinação
Na região Norte, 31,8 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 já foram aplicadas nos braços da população. Destas, 2,7 milhões foram no estado de Tocantins:
1ª dose – 1,1 milhão de doses aplicadas;
2ª dose ou dose adicional – 1 milhão de doses aplicadas;
1ª dose de reforço – 434,9 mil doses aplicadas;
2ª dose de reforço ou dose adicional – 135 mil doses aplicadas.
Estudos mostram que a estratégia de reforçar o calendário vacinal contra o coronavírus aumenta em mais de cinco vezes a proteção contra casos graves e óbitos.
Ministério da Saúde