Notícias
PREVENÇÃO
Sergipe realizou mais de 153 mil mamografias nos últimos sete anos pelo SUS
O estado de Sergipe realizou mais de 153 mil mamografias de rastreamento em mulheres entre 50 e 69 anos nos últimos sete anos, segundo o Sistema e Informações Ambulatoriais do Sistema Único de Saúde (SIA/SUS). O exame tem como objetivo encontrar alguma alteração ou lesões cancerígenas.
De acordo com o Ministério da Saúde, a mamografia de rastreamento é o exame indicado para a população de mulheres de 50 a 69 anos, uma vez a cada dois anos. A mamografia de rotina é feita em mulheres que não tem queixa, mas fazem periodicamente com o intuito de, eventualmente, encontrar alguma alteração. Esse tipo de câncer apresenta significativo sucesso de tratamento e cura quando detectado precocemente.
Sinais de alerta
Quando o câncer de mama já se encontra com manifestações clínicas, apresenta nódulo palpável na mama. Entretanto, existem outros sintomas que podem indicar a presença da doença. Fique atento:
- Nódulo (caroço) duro, em geral fixo e indolor; - Endurecimento de partes da mama; - Alterações no mamilo; - Nódulo no pescoço ou nas axilas.
Essa é uma estratégia fundamental para reconhecer quando algo não vai bem. Independentemente da idade, mulheres e homens devem ser estimulados a conhecer o próprio corpo para saber o que é e o que não é normal, inclusive nas mamas. A maior parte dos cânceres é descoberta pelos próprios pacientes casualmente.
Ministério da Saúde