Notícias
VIGILÂNCIA PERMANENTE
Rondônia tem 10,5 mil casos de dengue até o momento
Rondônia registrou, até a 37ª Semana Epidemiológica deste ano, 10,5 mil casos de dengue. O número coloca o estado no segundo lugar do ranking da doença na região Norte. A pior situação é do estado de Tocantins (21 mil). O caso é grave inclusive quando olhado pelo viés populacional, uma vez que o índice de Rondônia chega a 580,6 casos para cada 100 mil habitantes, frente a um dado de 405 de todo o Norte, e bem próximo aos 631,3 da média nacional.
Os dados foram revelados pelo 36º Boletim Epidemiológico de arboviroses, divulgado pela Secretaria de Vigilância Epidemiológica (SVS) do Ministério da Saúde. Em relação à chikungunya e à zika, os casos são um pouco mais baixos: 149 e 35, respectivamente. Quando é levada em conta a sazonalidade, a situação é ainda mais preocupante. Isso porque, historicamente, as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti sofrem um acréscimo na região a partir de novembro até o mês de maio.
Para conter esse crescimento, o Ministério da Saúde mantém, ao longo de todo o ano, a distribuição de inseticidas e larvicidas, a capacitação da equipe técnica e o investimento em novas tecnologias de combate ao mosquito.
Neste ano, uma das estrelas dessa guerra é a bactéria Wolbachia que, inoculada artificialmente em alguns espécimes de mosquito, impede que ele seja infectado pelos vírus da dengue, zika e chikungunya. Essa estratégia quebra o ciclo de transmissão das doenças e, em estudos realizados no país, mostrou-se potencial aliada na diminuição dos casos.
Jéssica Ferreira
Ministério da Saúde