Notícias
ESTIMATIVAS
Rio Grande do Sul tem estimado mais 157 mil novos casos de câncer até 2025
O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que surjam 704 mil novos casos de câncer no país para cada ano do triênio 2023-2025. Desse total, 52.620 são esperados no Rio Grande do Sul, anualmente, totalizando mais de 157 mil ocorrências, estado da região sul com a maior projeção.
Os números são da publicação Estimativa 2023 – Incidência de Câncer no Brasil, do Instituto Nacional do Câncer (Inca). O cálculo é fundamentado nos casos novos, provenientes dos Registros de Câncer de Base Populacional (RCBP), e no número de óbitos do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM).
O levantamento projeta que os três principais tipos de câncer no estado do Rio Grande do Sul para 2023 sejam:
- 3.720 casos de câncer de mama feminina;
- 3.510 casos de câncer de próstata;
- 3.120 casos de câncer do cólon e reto.
Prevenção
Sedentarismo, alimentação e hábitos de vida ajudam a compor a distribuição geográfica do câncer, assim como aspectos socioculturais e diferenças regionais e de distribuição de renda. O Ministério da Saúde mantém uma estratégia para reduzir os riscos de ter a doença. Por meio da Atenção Primária de Saúde (APS), o objetivo é orientar quanto à exposição de fatores de risco e a sensibilização para um modo de vida mais saudável.
Além disso, adota-se a prevenção secundária por meio do diagnóstico precoce para tratar doenças pré-malignas (por exemplo, lesão causada pelo vírus HPV ou pólipos nas paredes do intestino) ou cânceres assintomáticos iniciais.
Ministério da Saúde