Notícias
Campanha
Mais de 450 mil doses de vacinas contra a gripe já foram aplicadas em idosos e trabalhadores da saúde no RJ
Sábado (30) é dia de vacinar crianças de seis meses a menores de cinco anos, idosos com 60 anos e mais e trabalhadores da saúde. Durante todo o dia, cerca de 50 mil postos de vacinação no país estarão abertos para o Dia D de vacinação contra a gripe e sarampo. O Ministério da Saúde convoca esses grupos prioritários para comparecerem aos postos para reforçar a proteção e a cobertura vacinal contra essas doenças. Ao todo, 77,9 milhões de brasileiros fazem parte do público-alvo da mobilização no Brasil.
Até agora, cerca de 10 milhões de doses foram aplicadas. No Rio de Janeiro, mais de 450 mil idosos e trabalhadores da saúde já foram vacinados contra a gripe.
Para imunizar a população do Rio de Janeiro, a Pasta destina ao estado mais de 6,7 milhões de doses. No público-alvo estão 2,9 milhões de idosos com 60 anos ou mais, além de cerca de 545 mil trabalhadores da saúde. Neste sábado também começam a ser vacinadas mais de 970 mil crianças com idade entre 6 meses e menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias).
A primeira etapa da campanha começou em 4 de abril. A segunda etapa terá início na próxima segunda-feira (2) para 14 grupos. Nessa fase, as crianças irão se vacinar contra a gripe e o sarampo, independentemente da situação vacinal. Não há necessidade de intervalo entre as duas vacinas.
Ao todo, o Governo Federal comprou mais de 80 milhões de doses do imunizante contra a Influenza e irá distribuir mais de 20 milhões de doses contra o sarampo para os estados e Distrito Federal.
O Ministério da Saúde recomenda que as unidades federativas sigam as decisões pactuadas sobre a campanha, como o Dia D e os públicos que serão vacinados por etapa. No entanto, as gestões locais do Sistema Único de Saúde (SUS), de acordo com as realidades locais, têm autonomia para para operacionalizar também outros dias de mobilização para a ampliação da adesão à vacinação.
Ao todo, 12,9 milhões de crianças fazem parte do público prioritário para a gripe e sarampo. Já o público-alvo de trabalhadores da saúde engloba mais de 5,8 milhões de brasileiros e mais de 30,1 milhões de pessoas estão no grupo com 60 anos e mais. Nesta segunda etapa, a partir desta segunda, 41,8 milhões de brasileiros poderão procurar os postos de vacinação até o dia 3 de junho, incluindo as crianças.
Confira quais públicos serão atendidos:
Dia D – 30/04
-
Idosos com 60 anos ou mais – vacinação contra gripe;
-
Trabalhadores de saúde – vacinação contra a gripe e atualização da situação vacinal contra o sarampo;
-
Crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias) – vacinação contra a gripe e o sarampo;
2ª etapa – de 02/05 a 03/06
-
Crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias) – vacinação contra a gripe e o sarampo;
-
Gestantes e puérperas;
-
Povos indígenas;
-
Professores;
-
Pessoas com deficiência permanente; Pessoas com comorbidades;
-
Forças de segurança e salvamento e Forças Armadas;
-
Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso;
-
Trabalhadores portuários;
-
Funcionários do sistema prisional;
-
Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;
-
População privada de liberdade.
Atenção! Os idosos e trabalhadores da saúde ainda não vacinados devem buscar os postos de vacinação, mesmo na segunda etapa.
Ministério da Saúde