Notícias
ATRASO VACINAL
Mato Grosso: Mais de 1,4 milhão de pessoas estão com a dose de reforço contra a Covid-19 atrasada
O estado de Mato Grosso acumula mais de 1,4 milhão de pessoas com a primeira dose de reforço contra a Covid-19 em atraso. Esse levantamento foi divulgado pela Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), que indica também outros atrasos. O Ministério da Saúde orienta que toda a população brasileira se vacine contra o coronavírus para evitar formas graves da doença.
Pessoas acima de 12 anos que completaram o esquema vacinal com AstraZeneca, CoronaVac ou Pfizer devem receber uma dose de reforço após quatro meses da segunda dose. De acordo com o estudo conduzido pela Universidade de Oxford, a combinação heteróloga, ou seja, de vacinas Covid-19 diferentes, é a estratégia mais eficaz para reforçar a imunização.
A Pasta também destaca a importância de a população completar o esquema vacinal primário. De acordo com a RNDS, o estado também conta com mais de 434 mil pessoas com a segunda dose da vacina atrasada. Todas as vacinas disponibilizadas no sistema público de saúde foram testadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e se mostraram eficazes e seguras.
Vacinação no Brasil
O Ministério da Saúde já distribuiu mais de 581 milhões de doses das vacinas contra a Covid-19 para todos os estados e o Distrito Federal de forma proporcional e igualitária. Desse total, quase 500 milhões foram aplicados nos braços da população. Até o momento, cerca de 80% dos brasileiros completaram o esquema vacinal primário.
Ministério da Saúde