Notícias
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
SUS é único atendimento médico de saúde em seis municípios de Mato Grosso do Sul
O Sistema Único de Saúde (SUS) está presente em todos os 5.570 municípios do Brasil e em muitos deles é o único atendimento médico com que a população pode contar. De acordo com levantamento do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), 1,9 mil municípios não têm atendimento médico privado, o que totaliza cerca de 15,7 milhões de pessoas dependentes quase exclusivamente do SUS.
Na avaliação de Nésio Fernandes, os números demonstram a importância de valorizar e fortalecer o SUS. “Quando falamos em acesso, não abordamos apenas a questão econômica, mas a geográfica também. Oferecer saúde de qualidade para toda a população buscando combater as iniquidades é obrigação do SUS. É ele que chega onde a iniciativa privada nem sempre tem interesse”, aponta.
Levando em conta a quantidade de habitantes dos municípios, a região que mais depende dos serviços é a Nordeste, com 8,9 milhões de pessoas em municípios sem nenhuma oferta médica nos serviços privados. Já no Centro-Oeste, há cerca de 796 mil habitantes vivendo em cidades que contam apenas com o SUS para os atendimentos de saúde.
Em número geral, o total dos territórios dos municípios e o número populacional de pessoas dependentes do SUS equivalem a quase três Dinamarcas e a densidade de moradores desses municípios varia: alguns chegam a 70 mil habitantes e outros têm pouco mais de 800. A maioria, contudo, cerca de 92%, tem uma média de 20 mil moradores.
Ministério da Saúde