Notícias
CONSCIENTIZAÇÃO
HIV: Alagoas tem 346 novas infecções pelo vírus
A campanha de carnaval do Ministério da Saúde retomou a política de sensibilização para a população sobre a importância da prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Com o tema: Voltou o carnaval e com camisinha é geral, a pasta destaca os preservativos internos e externos como fundamentais para conter o avanço de doenças e da transmissão do HIV. No Nordeste, foram registradas 4.563 ocorrências, sendo 346 somente em Alagoas.
A visibilidade dos casos é importante para demonstrar que o vírus circula e a prevenção e autocuidado são os melhores aliados. O vírus HIV, causador da aids, ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. Quando não tratada, a aids pode levar à morte. Cerca de um milhão de pessoas vivem com HIV no Brasil. Caso exista a desconfiança de exposição a IST é necessário fazer o teste, gratuito e disponível no SUS.
Cerca de um milhão de pessoas vivem com HIV no Brasil. Em 2022, foram 16.703 novos diagnósticos, conforme o Boletim Epidemiológico da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) de 2022. O maior índice de infecção ocorre entre os jovens de 25 a 29 anos, que respondem por mais de 20% das notificações, entretanto, todas as idades e orientações sexuais precisam estar atentas ao uso de métodos de prevenção contra o vírus, como o uso de preservativos internos e externos além da Profilaxia pré-exposição (PrEP) e, emergencialmente, a Profilaxia pós-exposição (PEP).
As IST são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos e são transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso preservativo com uma pessoa que esteja infectada. A transmissão de uma IST pode acontecer, ainda, com a utilização de materiais perfurocortantes contaminados e da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação. De maneira menos comum, as IST também podem ser transmitidas por meio não sexual, pelo contato de mucosas ou pele não íntegra com secreções corporais.
Ministério da Saúde