O Brasil vai sediar a Reunião de Ministros de Saúde do Grupo dos 20. O encontro será realizado entre os dias 29 e 31 de outubro, no Rio de Janeiro. A Presidência brasileira estabeleceu como tema do GT da Saúde do G20 a construção de sistemas de saúde resilientes e elencou quatro prioridades:
- Prevenção, preparação e resposta a pandemias, com foco na produção local e regional de medicamentos, vacinas e insumos estratégicos de saúde
- Saúde digital, para expansão da telessaúde, integração e análise de dados dos sistemas nacionais de saúde
- Equidade em saúde
- Mudança do clima e saúde
A programação do evento contempla temas amplamente debatidos nas reuniões anteriores do Grupo de Trabalho da Saúde, promovidas em Brasília, Salvador e Natal. Os temas da cúpula de ministros envolvem o enfrentamento à desinformação em saúde, resposta à Mpox, debates para estabelecimento de compromisso de declaração climática, enfrentamento às desigualdades e preparo para futuras pandemias. Serão realizadas reuniões de alto nível sobre políticas de Uma só Saúde, mudanças do clima, saúde e equidade e reunião ministerial sobre finanças e saúde.
Notícias
O que é e como funciona o Grupo dos 20?
O G20 reúne os líderes das 19 maiores economias do mundo, além da União Europeia e da União Africana. O grupo agrega dois terços da população mundial, cerca de 85% do Produto Interno Bruto (PIB) global e 75% do comércio internacional.
O Brasil assumiu a liderança rotativa do grupo em dezembro de 2023. O mandato é de um ano. É a primeira vez que o país ocupa a presidência do bloco no formato atual.
O encerramento da gestão brasileira ocorrerá com a realização da Cúpula de Chefes de Governo e Estado que será realizada no Rio de Janeiro, entre os dias 18 e 19 de novembro de 2024.