Chamada Pública
O Ministério da Saúde e o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações lançaram, em parceria, a chamada pública para o desenvolvimento de pesquisas científicas e/ou tecnológicas relacionadas à COVID-19 e outras síndromes respiratórias agudas graves. Juntos, investiram 65 milhões de reais, sendo R$ 20 milhões da pasta da Saúde, por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
O edital possuiu onze linhas temáticas, que incluem prevenção e controle, diagnóstico, tratamento, vacinas, atenção à saúde e carga de doença, entre outros. O resultado final foi divulgado em 15 de junho de 2020 no Diário Oficial da União e na página do CNPq e contemplou 116 projetos pesquisas.
Os critérios que definiram a contratação dos estudos, além do mérito científico, basearam-se na aplicabilidade para o SUS, potencial impacto e relevância do projeto para o aprimoramento da at enção à saúde e vigilância da COVID-19, perspectiva de impacto positivo nas condições de saúde da população e participação em rede ou em estudos multicêntricos ou com abrangência nacional.