Estudar ficou diferente e
agora você pode!
O MS está de cara nova e esperando por você.
Se joga nessa oportunidade!
- Acompanhe o conteúdo nas plataformas, faça perguntas e compartilhe suas ideias conosco! Neste espaço, você vai interagir com o Programa de Estágio Estudantil do MS e ter acesso às informações que vão te deixar por dentro desse projeto inovador.
Obs.: Todo o processo de seleção é feito sem a intermediação de agente de integração, ou seja, diretamente pelo Ministério da Saúde.
SOBRE O ESTÁGIO
VOCÊ SABE O QUE NÓS FAZEMOS?
O Ministério da Saúde é um órgão do Governo Federal responsável pela política nacional de saúde; pela coordenação e fiscalização do Sistema Único de Saúde (SUS); pela saúde ambiental e ações de promoção, proteção e recuperação da saúde individual e coletiva, inclusive a dos trabalhadores e a dos indígenas; pela disseminação de informações de saúde; pelos insumos críticos para a saúde; pela ação preventiva em geral, vigilância e controle sanitário de fronteiras e de portos marítimos, fluviais, lacustres e aéreos; pela vigilância em saúde, especialmente quanto a drogas, medicamentos e alimentos; além de ser responsável pela pesquisa científica e tecnológica na área de saúde.
Quando pensamos nas ações de saúde desenvolvidas nos estados e municípios, no SAMU, na Farmácia Popular, na aprovação de pesquisas, vacinas e medicamentos, nas Conferências de Saúde, tudo isso passa pelo Ministério da Saúde.
OBJETIVOS DO ESTÁGIO
- Proporcionar um espaço formativo capaz de desenvolver a autonomia intelectual e profissional em diálogo com o ensino-serviço que possibilita ao estagiário inovar e aprender com a diversidade do mundo do trabalho;
- Contribuir para a aproximação entre a formação e a realidade profissional requerida pelo estagiário;
- Viabilizar a inserção do estudante no mercado de trabalho, contribuindo para o desenvolvimento de competências próprias para a vida cidadã e para a atividade profissional;
- Contribuir para a aproximação dos estagiários ao trabalho desenvolvido pelo Ministério da Saúde, no âmbito das políticas públicas de saúde do SUS.
QUEM PODE PARTICIPAR
- O Programa de Estágio do MS conta com aproximadamente 900 vagas, distribuídas para estudantes de nível médio e nível superior, regularmente matriculados nos ensinos médio e superior em instituições conveniadas com o Ministério da Saúde.
- Se você é de Brasília, acesse as instituições de ensino que têm convênio conosco.
- Nos estados, o Programa é gerido de forma autônoma, pelas respectivas unidades de gestão de pessoas, procure a unidade da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde do seu estado para se manter informado.
ESTÁGIO OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO
Estágio obrigatório é aquele definido como tal no projeto pedagógico do curso, cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção de diploma.
Será realizado sem a concessão de bolsa-estágio, permitida a concessão de auxílio- transporte, sendo indispensável a contratação de seguro contra acidentes pessoais.Estágio não obrigatório é aquele desenvolvido como atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória do curso.
O estágio poderá ser obrigatório ou não obrigatório, conforme determinação das diretrizes curriculares da etapa, da modalidade, da área de ensino e do projeto pedagógico do curso em que o aluno se encontra matriculado.A Coordenação de Desenvolvimento Estratégico de Pessoas (Codep/Cogep/SAA/SE/MS) é responsável pela gestão do estágio não obrigatório e obrigatório, sendo o obrigatório em parceria com as unidades internas do Ministério da Saúde, em Brasília.