Núcleo de Segurança do Paciente
Cadastro dos Núcleos de Segurança do Paciente
Uma das formas de promover e apoiar a implantação de iniciativas voltadas à segurança do paciente é a implantação de Núcleos de Segurança do Paciente (NSP) nos estabelecimentos de saúde. Os NSP devem promover a prevenção, controle e mitigação de incidentes, além da integração dos setores, promover a articulação dos processos de trabalho e das informações que impactam nos riscos ao paciente. O NSP tem papel fundamental no incremento de qualidade e segurança nos serviços de saúde.
Para cadastrar ou atualizar o Núcleo de Segurança do Paciente é necessário acessar a página da ANVISA e preencher o CNPJ próprio da instituição/estabelecimento de saúde ou da mantenedora. O passo a passo encontra-se disponível na página da ANVISA.
Desde 2014 até março de 2017 foram implantados um total de 2.333 (dois mil trezentos e trinta e três) Núcleos de Segurança do Paciente (NSP) existentes no país (Tabela 01). Nesse período verificou-se um crescimento expressivo do número de núcleos implantados, representando um aumento no número de notificações de eventos adversos de 103.285(cento e três mil e duzentos e oitenta e cinco).
Tabela 01: Número de Núcleos de Segurança de Paciente Cadastrados, Brasil
Entre os anos 2014 e março 2017 |
2.333 |
Fonte: ANVISA, 2016 |
É função do NSP, promover a articulação dos processos de trabalho e das informações que impactem nos riscos ao paciente, além de articular com diferentes áreas intrahospitalares que trabalhem com riscos na instituição de saúde, considerando o paciente como sujeito e objetivo final do cuidado em saúde. O paciente precisa estar seguro, independente do processo de cuidado a que ele está submetido.