Notícias
Relações internacionais
Presidente da Itália visita Rio Grande do Sul e manifesta apoio aos atingidos pelas chuvas
Presidente Sergio Matarella exaltou os 150 anos de imigração italiana ao Brasil. Foto: Lucas Leffa/PR
O presidente da Itália, Sergio Mattarella, realiza agenda no Brasil durante esta semana e, nesta terça-feira, 16/07, visitou o Rio Grande do Sul. O chefe de Estado do país europeu chegou na Base Aérea de Canoas no final da manhã, acompanhado pelo ministro da Reconstrução do RS, Paulo Pimenta, que representou o presidente Lula na comitiva.
“Nosso estado tem uma forte presença da imigração italiana e desde o início das enchentes, 30 toneladas de ajuda humanitária já foram doadas ao Rio Grande por nossos irmãos italianos. A presença do presidente Mattarella no Brasil fortalece os laços de amizade entre Brasil e Itália neste momento em que completamos 150 anos da imigração italiana ao nosso país”, salientou Paulo Pimenta.
Logo após a chegada, Sergio Mattarella visitou o Centro Humanitário de Acolhimento Recomeço, em Canoas, construído para atender as pessoas atingidas pelas enchentes de maio. O governador Eduardo Leite acompanhou a visita. O presidente manifestou solidariedade ao povo gaúcho em razão da calamidade climática:
"Temos muitas coisas em comum entre brasileiros e italianos, temos sensibilidade, cultura e relações pessoais em comum. Queria estar aqui para expressar a nossa proximidade, solidariedade e apoio", declarou o líder italiano.
Acompanhado da filha Laura, Mattarella foi recepcionado também pelo chefe da missão no Brasil da Organização Internacional para as Migrações (OIM), Paolo Caputo, segundo informações da Agência Ansa. Na visita, o líder italiano parou para conversar com as pessoas acolhidas na estrutura. Em seguida, a comitiva se dirigiu à Associação Leopoldina Juvenil, em Porto Alegre, para almoço. Na sequência, o presidente realizou saudação no Consulado-Geral da Itália. A agenda foi finalizada em encontro com representantes da comunidade italiana no Brasil.