Notícias
Transporte aéreo
Infraero irá operar os aeroportos de Canela e Torres no Rio Grande do Sul
O ministro Paulo Pimenta em debate no Aeroporto de Torres. Foto: Lucas Leffa/PR
O Ministério de Portos e Aeroportos editou nesta segunda, (02/09), as portarias nº 422/2024 e 423/2024 que atribuem à Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária - Infraero a operação e exploração dos Aeroportos de Torres (SSTE) e de Canela (SSCN), localizados no Rio Grande do Sul.
“O investimento federal nos aeroportos do estado é uma ação efetiva para que o transporte aéreo amplie alternativas em todo o território gaúcho”, enfatizou o ministro da Reconstrução do RS, Paulo Pimenta.
A transição operacional dos aeroportos do Estado do Rio Grande do Sul para a Infraero deverá ser concluída no prazo de até 120 dias a partir da publicação das portarias.
Retomada do Aeroporto Salgado Filho em 21 de outubro
As obras de recuperação no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, estão na reta final. A previsão é que o terminal volte a receber voos domésticos no dia 21 de outubro, com um total inicial de 50 voos diários (350 por semana) entre 10h e 22h. As companhias aéreas Azul, Gol e Latam confirmaram a retomada de seus voos e já abriram as vendas de bilhetes.
Até o momento, foram confirmadas rotas para as cidades de Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campinas (SP), Curitiba (PR), Guarulhos (SP), Rio de Janeiro (RJ e São Paulo (SP). Conforme a Fraport Brasil, concessionária que administra o Salgado Filho, a recuperação está na fase 2. A pista em sua extensão completa deve estar pronta até 16 de dezembro, data prevista para a retomada dos voos internacionais.
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, destacou a importância da recuperação do aeroporto.
“O retorno das operações é um marco significativo para a mobilidade e para a economia do Rio Grande do Sul. Estamos comprometidos em garantir que o aeroporto retorne à sua plena operação com máxima eficiência e segurança. Estamos monitorando de perto o progresso para assegurar que todas as etapas sejam cumpridas conforme o planejado”, afirmou o ministro Costa Filho.
Nesta fase da recuperação, estão sendo realizados trabalhos simultâneos de fresagem e recomposição da massa asfáltica. No dia 17 de agosto, foi finalizada a instalação da usina de asfalto automatizada, que se junta às duas usinas externas que prestam serviço ao aeroporto, aumentando a agilidade dos trabalhos. Também foram iniciadas a limpeza de valas, a recuperação do sistema de balizamento e a restauração de componentes para a reinstalação da sinalização vertical.
No Terminal de Passageiros, a recuperação do piso 1 está em andamento, com o desbaste e polimento do granito e a remoção e troca de drywalls. Cada área de check-in possui seu próprio sistema de BHS (Baggage Handling System), responsável por levar as bagagens dos balcões de atendimento até o pátio. Na área internacional, o sistema já está energizado e em fase de testes, o que significa que a infraestrutura elétrica e os sistemas relacionados estão fornecendo a energia necessária para as operações do aeroporto.
No sistema da área doméstica, as esteiras de restituição de bagagens já foram limpas e lubrificadas, e estão sendo remontadas para os testes finais. Outros equipamentos elétricos, como elevadores, escadas rolantes e pontes de embarque, também foram limpos e estão em processo de remontagem.
A recuperação do Salgado Filho, iniciada no dia 13 de julho, já envolveu mais de 70 contratos firmados e uma média de 700 trabalhadores.