Notícias
Cidadania Fiscal
Receita Federal e Marinha do Brasil firmam parceria para inclusão digital de crianças
A Receita Federal e a Marinha do Brasil (MB), por meio do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN), assinaram na última segunda-feira (1º) um acordo de cooperação que permitirá a inclusão social de alunos de escolas públicas da rede municipal por meio da instalação de salas de informática com computadores.
A assinatura do acordo ocorreu na Escola Municipal Amadeu Rocha, na Ilha do Governador.
Na mesma ocasião, foi inaugurada a Sala de Informática, equipada com 20 computadores, proporcionando novas oportunidades de aprendizado para crianças e adolescentes de comunidades carentes do Rio de Janeiro.
Esses computadores eram originalmente aparelhos receptores de sinal, popularmente conhecidos como TV Box, capazes de captar irregularmente o sinal de canais pagos de televisão. Os receptores foram apreendidos em operações de fiscalização da Receita Federal que combatem o contrabando e a importação irregular de mercadorias. Na Marinha foram transformados em computadores de baixo custo pelo Centro Tecnológico do Corpo de Fuzileiros Navais (CTecCFN). A conversão desses aparelhos permite sua utilização para diversas tarefas, como edição de texto, planilhas, leitura de PDFs e navegação na internet.
O presente acordo, firmado entre a Superintendência da Receita Federal da 7ª Região Fiscal (RJ/ES) e o CFN, visa executar ações sustentáveis de reciclagem, descaracterização, transformação ou reutilização de mercadorias apreendidas, garantindo sua correta destinação e utilização. Nesse caso específico, essa doação tem como propósito ampliar os recursos instrucionais disponíveis na escola e possibilitar que os alunos tenham acesso a novas tecnologias.
Nos próximos dias, está prevista a entrega de Salas de Informática para mais duas escolas: no dia 3 de julho na Escola Municipal Jornalista Orlando Dantas, também na Ilha do Governador; e no dia 4 na Escola Municipal Sargento João Délio, em Duque de Caxias.