Notícias
Cidadania Fiscal
Atuação direta da Receita Federal viabiliza Curso de Modelista para mulheres em situação de vulnerabilidade
Atuação direta aqui quer dizer atuação direta mesmo! A DRF/Bauru ajudou a montar as salas com móveis e outros itens de seu próprio patrimônio. Foram dez switches de dados, dez telefones sem fio, seis projetores de imagem (tipo data show), duas lousas interativas, dez longarinas de três lugares, dez cadeiras, dez armários, quatro mesas, um bebedouro, um triturador de papel e um aparelho de DVD. E ainda uma caminhonete Nissan cabine dupla! Tudo doado em novembro de 2023 para que o curso pudesse sair neste ano (2024).
Além de contribuir para a estrutura física, foram doados 200 kg de roupas apreendidas, itens diversos (calças, shorts, camisetas) para o Curso de Modelista de Roupas: serão 160 horas de carga horária com o objetivo geral estimular a inclusão educacional, produtiva e social de mulheres em situação de vulnerabilidade social com vistas à inserção no mundo do trabalho, priorizando-se a capacitação profissional com competências relativas à modelagem de peças de vestuário, considerando a estrutura, o caimento e o sentido do fio dos tecidos e as instruções especificadas para realizar adaptações e criações de peças de roupas a partir de roupas já existentes por meio de técnicas de upcycling e ecoinovação para a produção de novas peças com vistas a oferecer funcionalidade ao invés de propriedade e maximizar o uso dos produtos.
Instituído pela Portaria n° 725, de 13 de abril de 2023, o Programa Mulheres Mil - Educação, Cidadania e Desenvolvimento Sustentável – está inserido no Plano Brasil sem Miséria e integra um conjunto de ações que consolidam as políticas públicas e diretrizes governamentais de inclusão educacional, social e produtiva de mulheres em situação de vulnerabilidade.
O Programa possibilita que mulheres moradoras de comunidades com baixo índice de desenvolvimento humano, sem o pleno acesso aos serviços públicos básicos, ou integrantes dos Territórios da Cidadania, tenham uma formação educacional, profissional e tecnológica que permita sua elevação de escolaridade, emancipação e acesso ao mundo do trabalho, por meio do estímulo ao empreendedorismo, às formas associativas solidárias e à empregabilidade.
Na região de Bauru, o programa se materializa graças a atuação direta da Receita Federal em parceria com o Fundo social de Solidariedade e o campus Bauru do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP).
O processo seletivo para o curso de modelistas a ser ofertado no campus Bauru do IFSP está em andamento, com resultado preliminar em 27 de fevereiro.