Notícias
CIDADANIA FISCAL
Receita Federal doa 4000 celulares para estudantes da rede pública do estado de São Paulo
A Secretaria da Educação do estado de São Paulo agradeceu pela destinação de 4 mil smartphones efetuada pela 8ª Região Fiscal da Receita (SP). Os aparelhos, avaliados em mais de R$ 5,9 milhões, já estão sendo utilizados pelos alunos da rede de ensino estadual em atividades educacionais, incluindo aulas, pesquisas, elaboração de trabalhos e, especialmente, no âmbito da nova avaliação bimestral, realizada de forma digital por meio de aplicativo ou versão web.
Segundo a secretaria, "milhares de alunos espargidos em território estadual se beneficiaram com a cessão destes aparelhos, motivo pelo qual se pode concluir, com amplo grau de assertividade e convicção, que houve expressivo impacto positivo na dinâmica cotidiana de nossos alunos no âmbito estadual, na medida em que receberam equipamentos novos e de excelente qualidade tecnológica, trazendo em sua esteira o fomento e a promoção do ensino".
O ofício recebido pela 8ª RF inclui depoimentos de diversos alunos, ressaltando os benefícios da destinação realizada pela Receita Federal aos estudantes e à sociedade de forma geral. Um deles, de Ribeirão Preto, afirma que "minha turma ficou empolgada ao receber os equipamentos, que são de boa qualidade. A tendência é de que será bastante útil no cotidiano da escola". Já para outro, de Santo André, o aparelho "contribui muito para o meu aprendizado, pois com a chegada da era digital e, cada vez mais, a tecnologia entrando na nossa vida, conseguimos desenvolver melhor nossos estudos e realizar as provas e trabalhos com mais rapidez".
A apreensão dos aparelhos deu-se por não comprovarem importação regular. Em várias das apreensões a Receita contou com exitosa parceria das polícias civil e militar.
Considerando as restrições existentes para a venda de aparelhos celulares homologados em leilões da Receita Federal, tais como o agrupamento em lotes menores, de disputa por pessoas físicas e jurídicas e a vedação à comercialização, a incorporação desses equipamentos a órgãos da Administração Pública tem se revelado uma boa alternativa para reduzir seu tempo de permanência nos depósitos e diminuir custos, bem como evitar sua depreciação e obsolescência.
Receita Federal: transformando objetos de crimes em educação para a população.