Notícias
CIDADANIA FISCAL
Receita Federal realiza doações de mercadorias apreendidas pelo país
Na última quinzena do mês de dezembro de 2021, a Delegacia da Receita Federal de Pelotas destinou 9 toneladas de artigos de vestuário para 7 municípios e 3 entidades sociais. As cargas, provenientes do Uruguai, foram interceptadas após ingressarem no território nacional sem os procedimentos legais de importação.
Os produtos foram destinados às prefeituras de Bagé, Canguçu, Cristal, Feliz, Farroupilha, São Lourenço do Sul e Piratini. As APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Dom Pedrito e Pelotas e a Santa Casa de Misericórdia de Pelotas também foram contempladas. Mercadoria doada servirá para suprir as necessidades de famílias em situação de vulnerabilidade social.
No início do segundo semestre de 2021, o órgão já havia destinado aproximadamente 14 toneladas de roupas apreendidas na mesma região para 23 municípios da zona sul e 3 de outras regiões do Rio Grande do Sul.
Já em São Paulo, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo recebeu uma doação de mais de uma tonelada de mercadorias provenientes de apreensão. Entre a mercadoria recebida pelo Campus Guarulhos do Instituto Federal, encontram-se equipamentos de informática, componentes eletrônicos e equipamentos de rádio e comunicação.
A Receita Federal tem atuado com rigor nas ações de combate ao contrabando, descaminho e sonegação fiscal. Esses crimes, além de incentivarem o surgimento, o fortalecimento e o enriquecimento de quadrilhas organizadas, prejudicam o pleno desenvolvimento da indústria nacional, do comércio, do emprego e das políticas públicas, causando sérios danos à sociedade.