Notícias
Combate ao contrabando
Receita Federal participa de investigação contra o contrabando de bebidas alcoólicas
As investigações apuram a obtenção de benefícios fiscais indevidos, ocasionados pelo ingresso em território nacional de bebidas alcoólicas (especialmente cervejas) que haviam sido exportadas, ou que deveriam ter sido, mas que permanecem, de fato, no Brasil e são comercializados no mercado interno.
Ao longo dos trabalhos, foram identificados operadores e empresas que emitem notas fiscais com o objetivo de “amparar” o transporte, em território brasileiro, de produtos contrabandeados, provenientes do Paraguai. Ressalta-se que, no mês de dezembro de 2020, ocorreu a apreensão de um grande carregamento de cerveja, o qual deveria ser destinado à exportação, mas que estava sendo transportado pela rodovia BR-060, com destino a Campo Grande/MS.
A 3ª Vara Federal de Campo Grande/MS decretou a busca e apreensão de bens e direitos em 6 endereços, cujos mandados estão sendo cumpridos nos municípios de Campo Grande/MS e Ponta Porã/MS.
O nome da Operação faz referência ao Deus da cevada e da cerveja, segundo a Mitologia Grega.
Participam do cumprimento das medidas cautelares: dois Auditores-Fiscais e sete Analistas-Tributários da Receita Federal, além de 25 servidores da Polícia Federal.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone da Delegacia da Receita Federal em Campo Grande (67) 3318-7205/7506.
Entenda: