Notícias
Combate ao contrabando
Receita Federal em Guarulhos apreende aproximadamente cinco toneladas de mercadorias com falsa declaração de conteúdo
Na última segunda-feira, 11 de janeiro, o Serviço de Gestão de Riscos Aduaneiros (Serad) da Alfândega de Guarulhos selecionou uma carga, através do trabalho de análise de risco, para ser fiscalizada pela Seção de Vigilância Aduaneira (Savig) do aeroporto.
Durante a verificação física foi constatada a falsa declaração de conteúdo. No conhecimento aéreo e na fatura estavam declaradas 2,5 toneladas de películas de vidro, avaliadas em pouco menos de US$ 4 mil. No entanto, o que foi encontrado dentro da carga possui um valor de mercado muito maior: havia diversos aparelhos de TV Box (que transformam TVs comuns em smart TVs, com uma série de funcionalidades), além de carregadores e cabos USB.
A carga foi retida como medida preliminar de controle aduaneiro, preparatória das providências aplicáveis às mercadorias encontradas sob suspeita de ocorrência de irregularidades. Além disso, as TVs Box precisam de homologação da Anatel e, caso tenham software pirata, podem estar relacionadas aos crimes de contrabando e contra a propriedade intelectual.
Vale ressaltar que, no mês de dezembro, outra carga com o mesmo modus operandi também foi selecionada pelo Serad. Ela pesava aproximadamente 2,8 toneladas e também foi retida por falsa declaração de conteúdo: havia sido declarada como películas de vidro e, na verificação física, foram encontradas mercadorias diversas com marcas de alto valor, tais como calçados, óculos, rastreadores de internet, bolsas, bonés, roupas, entre outras.