Notícias
Cidadania Fiscal
Receita Federal destina quase 2 toneladas de mercadorias apreendidas a diversas entidades de São Paulo que promovem amparo social
A Receita Federal enviou doações de mercadorias apreendidas para o Hospital de Força Aérea de São Paulo. A entrega foi feita no dia 28 de julho, pela alfândega de Guarulhos. Foram doados mais de 800kg de mercadorias, entre roupas, calçados e outros itens.
Na mesma semana (26), já haviam sido doados quase 300 kg de mercadorias para a Associação Elisabeth Bruyère. E, no dia 23 de julho, também receberam doações a Associação Guarulhense de Amparo ao Menor e a Associação Batista da Penha, somando mais 860 kg.
As três entidades desenvolvem projetos sociais com crianças e adolescentes em situação de risco e exclusão social. Elas oferecem alimentação e atividades de educação, cultura e esporte.
Centro Regional de Controle do Espaço Aéreo Sudeste.
O comandante do Centro Regional de Controle do Espaço Aéreo Sudeste (CRCEA-SE), coronel aviador Chrystian Alex Scherk Ciccacio, agradeceu a destinação dos equipamentos, realizada em maio deste ano pela Receita Federal. No ofício de agradecimento, o comandante informou que "o material foi aplicado na realização de nossos objetivos administrativos e operacionais neste Centro Regional ou em um dos oito Destacamentos subordinados, ou ainda, nas edificações dos nossos 15 auxílios à navegação aérea".
Entre os itens doados estavam diversos itens apreendidos: 27 smartphones e 60 câmeras de vigilância e segurança, além de rastreadores e bloqueadores veiculares, fones de ouvido, pendrives e cartões de memória.
O CRCEA-SE gerencia os pousos e decolagens dos aeroportos de Guarulhos, Congonhas, Viracopos, Galeão, Santos Dumont, Campo de Marte e Jacarepaguá, localizados nos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro.
Esses aeroportos respondem por aproximadamente 37% do movimento aéreo nacional. As mercadorias apreendidas estavam em depósitos da alfândega de São Paulo e das Delegacias da Receita Federal em Bauru, Santos e Presidente Prudente.
Mercadorias apreendidas são resultado do trabalho da Receita Federal no controle das mercadorias que ingressam no país. Quando constatadas irregularidades como subfaturamento dos produtos ou tentativa ilegal de introdução da mercadoria no mercado brasileiro, prejudicando a indústria nacional, a Receita Federal apreende as mercadorias e realiza a destinação, sendo a doação uma das destinações possíveis.