Notícias
Combate ao contrabando
Receita Federal apreende caminhão com 300 mil maços de cigarros na Castelo Branco
Na noite da sexta-feira, dia 18 de setembro, o Grupo de Repressão (Grep) da Alfândega da Receita Federal no Aeroporto Internacional de Viracopos realizou operação em conjunto com a Polícia Rodoviária Estadual de São Paulo na Rodovia Castelo Branco (SP280).
Com base em informações de inteligência da Receita Federal em Cascavel, identificou-se um caminhão suspeito e que poderia transportar valiosa carga de cigarros contrabandeados do Paraguai, com destino a São Paulo.
Por volta das 17h30, foi realizada a abordagem do caminhão, que transportava carga de ração animal. Entretanto, em meio à carga regular, foram identificadas aproximadamente 600 caixas de cigarros contrabandeados.
Foram então apreendidos aproximadamente 300 mil maços de cigarros que ostentavam marca estrangeira, avaliados em cerca de R$ 1,5 milhão. Foi também retido o caminhão que transportava a carga contrabandeada.
O motorista do veículo foi conduzido à Delegacia da Polícia Federal em Sorocaba/SP e preso por crime de contrabando.
Serão instaurados processos administrativos para aplicação da pena de perdimento do caminhão e dos cigarros, além do lançamento da multa de R$ 2 por maço.
Esse foi o quinto veículo carregado com cigarros apreendido pelo Grep de Viracopos no mês de setembro.
A atuação da Receita Federal na repressão ao contrabando e ao descaminho visa primordialmente à proteção da sociedade, tanto no aspecto relacionado à manutenção dos empregos gerados pela indústria nacional quanto à proteção da saúde e da vida das pessoas, além de coibir o enriquecimento pelas organizações criminosas.