Notícias
Combate ao contrabando
Receita Federal apreende 22 toneladas de alho chinês contrabandeado do Paraguai
No final da tarde do dia 2 de setembro, a Equipe de Vigilância e Repressão da Alfândega de Mundo Novo/MS, em fiscalização de rotina na BR-163, município de Mundo Novo/MS, apreendeu uma carreta carregada com alho chinês contrabandeado do Paraguai.
Estima-se que as 22 toneladas de alho estão avaliadas em mais de meio milhão de reais, e a carreta que transportava a mercadoria, também apreendida pela Receita Federal, está avaliada em cerca de R$ 150 mil.
Logo após a apreensão, servidores da Receita Federal realizaram diligências no local informado na nota fiscal como sendo a origem da mercadoria, encontrando um imóvel abandonado, posto à venda. O motorista, que se negou a informar o local em que carregou o alho chinês, foi preso em flagrante pela Receita Federal pelo crime de contrabando e encaminhado para polícia judiciária.
Curiosamente, grandes organizações criminosas se dedicam ao contrabando de alho no mundo todo. Trata-se de um crime altamente lucrativo, uma vez que o alho chinês é produzido irregularmente a preços extremamente baixos. Fraudes e irregularidades envolvendo alho fresco da China ocorrem desde os anos 90, e no Brasil as importações do produto são objeto de direito antidumping como forma de proteção ao mercado nacional.
Por meio de operações como essa, a Receita Federal reforça seu objetivo de proteger a economia e a saúde da população brasileira.