Notícias
Combate ao contrabando
Receita Federal em Santos apreende mais de 1 tonelada de cocaína
A primeira delas foi uma ação integrada realizada pela Receita Federal, Polícia Federal e Batalhão de Ações Especiais da Polícia Militar de São Paulo na madrugada da terça-feira que resultou na apreensão de 360 kg de cocaína e na prisão de três pessoas (um motorista de caminhão e dois ajudantes).
O contêiner escolhido para colocação da droga pelos traficantes tinha como destino final a Nigéria, mas faria transbordo no porto de Las Palmas/Ilhas Canárias, na Espanha.
Em função das características observadas na ação, suspeita-se ter sido utilizada a técnica criminosa denominada "Rip-Off modality", em que a droga é inserida em um contêiner contendo uma carga lícita, sem o conhecimento dos exportadores e importadores.
A segunda apreensão, totalmente desenvolvida pela Receita Federal, ocorreu durante trabalho de rotina das Equipes da Alfândega de Santos realizado na manhã do mesmo dia, onde foram apreendidos 670 kg de cocaína.
A droga foi encontrada em um carregamento de café em grãos, acondicionados em Big Bags, destinado ao porto de Gioia Tauro, na Itália.
A carga foi selecionada para conferência através de critérios objetivos de análise de risco, incluindo a inspeção não intrusiva por imagens de escâner. Durante a inspeção, o cão de faro da Receita Federal sinalizou positivamente para a presença de drogas.
A droga interceptada pela Alfândega foi entregue à Polícia Federal, que acompanhou a operação a partir da localização da cocaína e prosseguirá com as investigações tendo como base as informações fornecidas pela Receita Federal.
A Receita Federal apreendeu 17.640 kg de cocaína no Porto de Santos em 2020.