Notícias
Combate ao contrabando
A Receita Federal deflagra a Operação Escudo
A operação será permanente, através do desenvolvimento orquestrado de ações de repressão ao contrabando e descaminho em diferentes frentes de atuação, diuturnamente.
A primeira etapa da Operação Escudo acontece simultaneamente nas regiões de Londrina/PR e de Dionísio Cerqueira/SC no período de 10 a 14 de agosto e envolve 28 servidores da Receita Federal que atuam na atividade de Vigilância e Repressão Aduaneira.
Foram realizadas ações de repressão em centros de distribuição de remessas postais, transportadoras, comércios locais, bem como rodovias e estradas secundárias, rotas usualmente utilizadas para escoamento de contrabando e descaminho para diversas regiões do país.
Em Londrina, durante fiscalização de remessas postais nos Correios, foram retidos centenas de mercadorias estrangeiras, sem documentação de importação, principalmente celulares e eletrônicos. Foi necessário um caminhão para transportar as encomendas retidas pela fiscalização (disponível para filmagem hoje).
Durante fiscalização nas estradas de Londrina e região norte do PR, 3 veículos foram retidos transportando celulares em fundos falsos. Foram fiscalizados dezenas de veículos nas estradas e pedágios utilizados como rota para o descaminho e contrabando.
Em Maringá foram fiscalizadas transportadoras. Durante os procedimentos de fiscalização foram retidas dezenas de caixas com mercadorias contrafeitas (principalmente vestuário), mercadorias descaminhadas (como celulares) e até produtos para falsificação de tonners (caixas, embalagens e manuais impressos com logotipo de marcas famosas).
Em Dionísio Cerqueira foram realizadas operações de fiscalização nas estradas , transportadoras e correios. Dezenas de veículos foram abordados. Nas transportadoras e correios foram retidos 150 pacotes e caixas, contendo principalmente celulares e vinhos, num valor estimado em R$ 100 mil.