Notícias
Combate ao contrabando
Alfândega da Receita Federal no Porto de Santos localiza 240 kg de cocaína
A Alfândega da Receita Federal no Porto de Santos localizou 240 kg de cocaína em uma carga de exportação no último sábado, 28 de setembro. Durante ação de vigilância em um pátio de contêineres de um terminal portuário situado na margem esquerda do Canal do Porto de Santos, Equipes da Alfândega identificaram um contêiner de exportação com sinais de violação (lacre solto).
O cão de faro da Receita Federal sinalizou positivamente para a presença de droga e, aberto o contêiner, foram localizados, sobre e entre os big-bags da carga regular de açúcar, destinada para a Antuérpia, sete sacos de ráfia reciclados contendo diversos tabletes de uma substância branca aparentando ser cloridrato de cocaína, envoltos em plástico. O peso bruto (tabletes mais os sacos de ráfia) totalizou 240 kg.
Em função das características observadas na ação, suspeita-se ter ocorrido a técnica criminosa denominada "rip-off modality", em que a droga é inserida em uma carga lícita sem o conhecimento dos exportadores e importadores.
A droga interceptada pela Receita Federal foi entregue à Polícia Federal, que prosseguirá com as investigações, a partir das informações fornecidas pela Alfândega.