Notícias
Combate à corrupção
Operação Hospitator combate fraude a licitações e desvio de recursos públicos na prefeitura do município de Abaetetuba/PA
Foi deflagrada nesta quinta-feira (20/9) operação conjunta entre Receita Federal (RFB), Polícia Federal (DPF) e Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), com o objetivo de combater o desvio de recursos públicos oriundos de processos licitatórios fraudulentos que teriam sido perpetrados na prefeitura do município de Abaetetuba no estado do Pará.
No curso das investigações, foi constatado o direcionamento das licitações para empresas relacionadas a agentes públicos e, a partir de cruzamentos realizados pela Receita Federal, foram verificados o uso de interpostas pessoas na constituição de empresas participantes de processos licitatórios e a transferência dos recursos públicos entre empresas participantes do esquema fraudulento.
Estima-se que os contratos que teriam sido fraudados pelas empresas investigadas giram em torno de R$ 70 milhões.
Foram expedidos pela 4ª Vara da Justiça Federal, Seção Judiciária do estado do Pará, 4 mandados de prisão temporária e 20 mandados de busca e apreensão para cumprimento nos municípios de Abaetetuba e Belém.
Participam da operação 10 auditores-fiscais e analistas-tributários da Receita Federal, 6 servidores da CGU e 62 policiais federais.
O Auditor-Fiscal da Receita Federal Moacyr Mondardo Junior, Superintendente da 2ª Região Fiscal, participará de entrevista coletiva sobre a operação, na sede da Superintendência Regional da Polícia Federal no Pará.
O nome da operação é uma alusão ao termo utilizado nas ciências biológicas que significa hospedeiro intermediário, que é um organismo que abriga outro, tanto no seu interior, quanto no exterior. Os integrantes do grupo investigado há muito tempo são hospedeiros se aproveitando indevidamente dos cofres públicos.