Notícias
Institucional
Receita Federal participa de inauguração do Centro Estadual Integrado de Inteligência (CEII) em Belém/PA
No dia 18 de outubro, a Receita Federal esteve presente na inauguração do Centro Estadual Integrado de Inteligência (CEII) do Estado do Pará, que contou com a participação do governador do Pará.
O CEII é um complexo tecnológico de gestão de informações, dados e fatos de segurança, que reúne o esforço de todos os órgãos de segurança do Estado no combate à criminalidade, e tem como principal objetivo integrar todos os organismos de segurança em um único local, propiciando ações mais rápidas e integradas.
Sediado em Belém/PA, o CEII conta com os serviços de inteligência dos seguintes órgãos do estado do Pará: Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Detran, Superintendência do Sistema Penitenciário (Susipe), Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal, Ministério Público do Estado e Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa (Fapespa).
O Centro executará, de forma integrada com instituições municipais e federais, ações especializadas para a obtenção de dados e produção de conhecimentos, com o objetivo de subsidiar as investigações policiais e o planejamento operacional, assim como assessorar as autoridades dos órgãos integrantes quanto às políticas de enfrentamento da criminalidade.
No âmbito federal integrarão o Centro, além da Receita Federal, as polícias Federal e Rodoviária Federal, a Agência Brasileira de Inteligência, Forças Armadas e demais órgãos que possuam equipe de inteligência.
A atividade de inteligência fiscal no âmbito da Receita Federal, conforme seu Regimento Interno, é de responsabilidade da Coordenação-Geral de Pesquisa e Investigação (Copei) a quem cabe executar ações integradas com órgãos de inteligência, investigação e de persecução penal.