Notícias
Combate ao contrabando
Alfândega do Aeroporto de Brasília realiza ações de combate ao descaminho e repressão ao tráfico de entorpecentes
Após análise da malha aérea das companhias que operam em Brasília, a Seção de Vigilância Aduaneira - Savig, com participação da equipe K-9 que conta com cães de faro, desencadeou uma série de ações de repressão para coibir a utilização do aeroporto de Brasília como rota para distribuição de mercadorias descaminhadas e/ou contrafeitas, bem como do tráfico de entorpecentes.
Os alvos são cargas transportadas em voos com origem na região Norte e Sul do País, locais já identificados como origem de produtos descaminhados/contrafeitos e que se utilizam do transporte aéreo como forma alternativa de burlar a fiscalização aduaneira nos pontos de fronteira e rodovias.
Na primeira semana da operação já foram apreendidos mais de uma tonelada de vestuário com indícios de contrafação e aparelhos eletrônicos diversos como moden, ipad, filmadora, dentre outros, com valor aproximado de US$ 100 mil.
As notas fiscais que acompanham as cargas normalmente contém descrição de mercadorias sem valor comercial ou de baixo valor comercial, ou são emitidas por empresas "noteiras", empresas que vendem notas fiscais para acobertar transações comerciais de outras pessoas físicas ou jurídicas.