Notícias
Cidadania fiscal
Receita Federal destina simuladores médicos à Unifesp
A Receita Federal destinou à Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) diversos simuladores médicos apreendidos pela Alfândega de São Paulo. Dentre os 22 itens, estão simuladores de obstetrícia, episiotomia, bandagens, injeção intramuscular e intradérmica, intubação nasogástrica, recém-nascido e batimentos fetais.
Também foram doados 17 braços para treinamento de injeção. As mercadorias, até então armazenadas no depósito da Companhia Nacional de Armazéns Gerais Alfandegados (Cnaga), foram avaliadas em R$ 93.830,20.
O material está sendo usado agora no Centro de Ensino de Habilidades e Simulação Prof.ª Helena Nader, da Unifesp, e tem colaborado para o aprendizado dos estudantes dos cursos de graduação em Enfermagem e Medicina e de residência Multiprofissional e Médica. Colaboradores do Hospital São Paulo, hospital universitário da Unifesp, e técnicos da Engenharia Clínica também têm se beneficiado.
"Os simuladores contribuem valiosamente para o treinamento de habilidades tais como punção venosa, reanimação de recém-nascido, simulação de ausculta de batimentos fetais, fixação de ossos, entre outros. A utilização desses equipamentos permite o treinamento de habilidades técnicas, de raciocínio clínico, possibilitando aos alunos estarem melhor preparados para o atendimento ao paciente quando iniciarem suas práticas no hospital e nos ambulatórios", explica a coordenadora do Centro, professora Tania Domingues.
"Em nome da instituição e dos alunos, agradeço a colaboração", escreveu ela em carta remetida à Receita Federal.