Notícias
Combate ao contrabando
Meia tonelada de maconha é apreendida no Porto de Santa Helena no Paraná
Na manhã dessa quinta-feira (14), no âmbito da Operação Fronteira Integrada, ação conjunta da Receita Federal e da Polícia Federal, no Porto Lacustre da cidade de Santa Helena no Paraná, resultou na apreensão de meia tonelada de maconha oculta em um caminhão.
Entre os veículos que aguardavam liberação no porto foi selecionado, para inspeção física, um caminhão de placas paraguaias carregado com uma carga de milho. Durante verificação na carga nada foi encontrado porém, ao verificar os tanques de combustível do veículo, foram encontrados diversos tabletes de substância análoga a maconha.
A substância totalizou aproximadamente 500 kg e foi encaminhada junto ao veículo para Delegacia de Polícia Federal em Foz do Iguaçu para as providências legais cabíveis. O motorista conseguiu fugir do local ao perceber que o caminhão seria vistoriado.
A Operação Fronteira Integrada está inserida no âmbito do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), instituído pelo Decreto nº 8.903/2016, tem como diretrizes a atuação integrada e coordenada dos órgãos de segurança e de fiscalização atuantes nas fronteiras e como foco o fortalecimento da prevenção, do controle, da fiscalização e da repressão aos delitos transfronteiriços como contrabando, descaminho, tráfico de drogas, armas e medicamentos, entre outros. Participam da Operação a Receita Federal, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar do Paraná (BPFron), Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) e Instituto de Transportes e Trânsito de Foz do Iguaçu (Foztrans).