Notícias
Combate ao contrabando
Alfândega no Porto de Itajaí apreende mais 72 toneladas de mercadorias falsificadas
Em uma nova operação de vigilância, a Alfândega da Receita Federa no Porto de Itajaí apreendeu, na última terça-feira (26), mais três contêineres originários da China com 72 toneladas de produtos falsificados.
Foram registradas pela empresa importadora três Declarações de Importação (DI) informando tratar-se de carvão vegetal de fibra de coco para utilização em Narguile.
Monitoradas pela Equipe de Gestão de Riscos Aduaneiros, as três cargas foram bloqueadas e determinada a abertura dos contêineres para a verificação física, confirmando-se as suspeitas de falsa declaração de conteúdo. De fato trata-se de calçados, relógios, óculos, roupas e bolsas ostentando marcas reconhecidas, provavelmente falsificadas, que abasteceriam os mercados pelo Brasil. Grande parte da mercadoria era composta por uniformes das seleções participantes da Copa do Mundo, em especial, a da seleção brasileira.
As apreensões serão formalizadas com a lavratura de autos de infrações e aplicação da pena de perdimento pelas irregularidades apuradas. A representação fiscal para fins penais contra os responsáveis pela importação será encaminhada ao Ministério Público Federal.
Estima-se que o valor total das mercadorias é de 15 milhões de dólares, que corresponde a R$ 58 milhões.