Notícias
Apreensão
Receita Federal apreende em Foz do Iguaçu veículos com drogas, armas, munições e cigarros na Operação Muralha
Na quarta-feira (22), próximo a barreira de fiscalização instalada ao lado da praça de pedágio em São Miguel do Iguaçu/PR, durante abordagem no âmbito da Operação Muralha, servidores Receita Federal em conjunto com a equipe do helicóptero da Receita Federal , policiais do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron) e da Polícia Rodoviária Federal apreenderam um comboio de veículos com drogas, armas, munições e cigarros.
Por volta das 15 horas, durante uma ronda nas estradas secundárias próximas à barreira de fiscalização de São Miguel do Iguaçu/PR, equipes de fiscalização avistaram um comboio com três veículos em atitudes suspeitas. A equipe então se aproximou para realizar a abordagem, porém os veículos rapidamente evadiram-se da fiscalização em várias direções. Prontamente as equipes de solo com o apoio do helicóptero da Receita Federal realizaram o acompanhamento tático dos fugitivos, conseguindo deter todos os carros do comboio. O primeiro veículo que parecia ser um batedor para os demais por não possuir mercadorias, porém com ocorrência de furto. O segundo estava carregado com 15 mil maços de cigarros, também com ocorrência de furto; e o terceiro , com registro de locação, onde foram encontrados 48,8 kg de maconha, três pistolas calibre 0.40 e 1200 projéteis de munição do mesmo calibre.
Ao final da operação, foram presos os homens que conduziam os veículos com a droga. O primeiro um jovem morador de Santa Teresinha do Itaipu/PR com passagens por contrabando e receptação, e o segundo um homem de 48 anos morador de Santos/SP com passagem por furto.
Tanto os homens quanto os carros e as mercadorias ilícitas foram encaminhados para a Polícia Federal em Foz do Iguaçu.
No período da tarde, na barreira de fiscalização por volta das 17 horas, durante abordagem de rotina a um ônibus que fazia a linha Foz do Iguaçu - Curitiba/PR, uma equipe de servidores e policiais de plantão encontrou um volume escondido atrás da última poltrona do coletivo e no seu interior havia dezenas de frascos de botox de origem israelense, acondicionados em uma bolsa térmica com gelo. A passageira que ocupava essa poltrona, uma mulher de 31 anos, natural de Curitiba, apresentou nervosismo exacerbado e acabou confessando que o volume lhe pertencia e que os frascos seriam revendidos em Curitiba.
A infratora foi autuada em flagrante por contrabando de medicamentos e encaminhada para a Polícia Federal de Foz de Iguaçu, assim como os frascos. A mercadoria foi avaliada em mais de R$ 20 mil.
Na mesma data, por volta das 23 horas, um ônibus da linha Foz do Iguaçu/PR – Londrina/PR foi abordado pela equipe. Ao ser realizada uma inspeção minuciosa nas bagagens dos passageiros que estavam no bagageiro do coletivo, foram encontrados, dentro de uma mala, 15 kg de substância análoga à maconha. O proprietário da mala, um homem de 25 anos, confessou que levaria a droga para Londrina e se negou a dar mais detalhes.
Tanto a droga quanto o passageiro foram detidos e encaminhados para a Delegacia da Polícia Civil de São Miguel do Iguaçu/PR para os procedimentos cabíveis.
A Operação Muralha, teve início no dia 3 de maio, sem prazo de encerramento, está inserida no âmbito do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), instituído pelo Decreto nº 8.903/2016, tem como diretrizes a atuação integrada e coordenada dos órgãos de segurança e de fiscalizações atuantes nas fronteiras, e como foco, o fortalecimento da prevenção, do controle, da fiscalização e da repressão aos delitos transfronteiriços, como contrabando, descaminho, tráfico de drogas, armas e medicamentos, entre outros.
Participam da Operação a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Força Nacional de Segurança – FNSP, Marinha e Exercito brasileiros, Polícia Civil e Polícia Militar do Paraná (BPFron) e Foztrans – Instituto de Transportes e Trânsito de Foz do Iguaçu e com apoio especial de servidores da Receita Federal da 9ª Região Fiscal e das demais Regiões Fiscais.