Notícias
Apreensão
Receita Federal deflagra Operação Depósito Fantasma em São Paulo
A Divisão de Repressão ao Contrabando e Descaminho (Direp) da Receita Federal no estado de São Paulo deflagrou, entre os dias 20 de fevereiro e 3 de março, a Operação Depósito Fantasma. Estima-se que foram apreendidas 120 toneladas de mercadorias, com valor total R$ 15 milhões. Dentre os diversos tipos de bens apreendidos destacam-se roupas, bolsas, calçados, óculos, brinquedos e artigos eletrônicos.
A operação teve foco em dois self storages localizados na cidade de São Paulo. Este tipo de estabelecimento surgiu com o objetivo de guardar móveis ou outros itens pessoais, mas, com o tempo, passou a ser utilizado também para armazenar mercadorias irregulares, fruto de contrabando ou descaminho.
Nos dois estabelecimentos fiscalizados, as atividades desenvolvidas pela equipe da Direp consistiram na verificação da regularidade das mercadorias ali armazenadas em nome de terceiros. Os contribuintes foram recebidos no local e puderam apresentar a documentação fiscal que comprovasse a regularidade das mercadorias. Ao final, foram apreendidas aquelas que apresentavam fortes indícios de fraude, além de mercadorias claramente falsificadas ou descaminhadas.
Os produtos apreendidos foram encaminhados a um dos depósitos da Receita Federal, onde passarão pelo processo de triagem.