Notícias
Fiscalização
Operação Barreira de Ferro apreende 30 toneladas de produtos em Itatiaia
A Divisão de Repressão ao Contrabando e Descaminho da Receita Federal no Rio de Janeiro realizou na semana passada uma apreensão de mercadorias avaliadas em aproximadamente 3 milhões reais.
Foram apreendidas mercadorias com indícios de contrafação, dentre elas uma grande quantidade de roupas de marcas conhecidas mundialmente, diversos eletrônicos, relógios, brinquedos, cosméticos e perfumes de origem estrangeira, transportados sem documentação fiscal.
A apreensão é fruto de uma operação conjunta da Receita Federal com a Secretaria de Estado de Fazenda, Secretaria de Estado de Governo, Polícia Rodoviária Federal e Agência Nacional de Transportes Terrestres, no Posto da Barreira Fiscal de Nhangapi, na Rodovia Presidente Dutra, em Itatiaia/RJ.
A operação, que durou 24h, teve por objetivo o combate à pirataria e contrafação, cuja movimentação financeira já supera o montante movimentado pelo narcotráfico. A pirataria causa o desestímulo à inovação tecnológica e prejudica diretamente a saúde pública, como por exemplo no caso de brinquedos produzidos utilizando lixo hospitalar. Dificulta também a criação de novos empregos, pois calcula-se a perda de 1,5 milhão de postos de trabalho. Além disso, dezenas de bilhões de reais deixam de ser arrecadados em impostos e quem paga esta conta é a sociedade.
O valor das apreensões foi estimado em 3 milhões de reais, num total de 30 toneladas de mercadorias, sendo 20 de produtos irregulares, sem documentação fiscal e 10 de produtos contrafeitos.
Os 342 volumes de mercadorias apreendidos foram encaminhados para o depósito da Receita Federal na Avenida Brasil.
Participaram da operação cerca de 80 servidores das instituições envolvidas.