Notícias
Institucional
Série de reportagens mostra o trabalho da Receita na fiscalização e combate aos ilícitos tributários e aduaneiros
A série de reportagens produzida e veiculada pela Rede Record conseguiu mostrar um pouco da rotina de trabalho da Receita Federal no que tange ao combate ao contrabando, descaminho, pirataria e tráfico de drogas. A equipe da Record acompanhou de perto o trabalho dos servidores que atuam em pontos de fronteira, portos e aeroportos.
O primeiro capítulo da série aborda o trabalho no Porto de Santos, no litoral de São Paulo, onde passam 30% da economia brasileira. As quadrilhas aproveitam para movimentar os negócios usando essa porta de entrada. A Receita encontrou, por exemplo, mais de 300 quilos de cocaína escondidos em barras de chumbo, que estavam prontas para a exportação.
O segundo capítulo mostra o trabalho no Aeroporto de Guarulhos. As equipes da Receita Federal são treinadas para descobrir os truques dos criminosos e, dessa forma, enfrentar o tráfico de drogas e o contrabando. Além disso, contam com a ajuda do reconhecimento facial: computadores que são capazes de identificar o rosto de quem é ficha suja.
Na terceira reportagem da série, a equipe de televisão acompanhou durante vários dias as operações da Receita Federal na fronteira do Brasil com o Paraguaia, na região próxima a Foz do Iguaçu.
O quarto capítulo da série destacou o uso de cães farejadores na luta contra o tráfico de drogas e o contrabando em portos, aeroportos e na fronteira. Além de ressaltar a importância que esses cães têm no combate à entrada de entorpecentes no País, a reportagem mostra como é feito o treinamento de preparação dos animais.
O tema do quinto, e último, capítulo foi o trabalho da Receita Federal dentro de um centro de distribuição de encomendas dos Correios. A reportagem mostra que a apreensão de drogas, armas e mercadorias falsificadas encontradas dentro de encomendas é algo rotineiro no Terminal de Cargas dos Correios em São Paulo.
- Para assistir a série de reportagens completa, clique aqui.