Notícias
Aduana
Receita faz a maior apreensão de pasta-base de cocaína de Santa Catarina
Na última sexta-feira, 6/5, uma operação da Receita Federal, realizada pelas equipes da Divisão de Repressão do Escritório de Inteligência na 9ª RF e de Vigilância e Repressão da Alfândega da Receita Federal do Porto de Itajaí, com o apoio do Núcleo de Pesquisa e Investigação de Santos/SP, resultou na apreensão de 811 quilos de pasta base de cocaína, introduzida clandestinamente em carga que seria exportada para a Espanha.
A seleção da carga para ser fiscalizada foi efetuada com a utilização de informações de inteligência e ferramentas de análise de risco. A abordagem utilizou, entre outros elementos, a inspeção com scan n ers e o uso de cão de faro da Polícia Militar de Santa Catarina.
A carga, composta de oito blocos de granito, foi descarregada e vistoriada. O resultado foi a localização de cinco pontos destinados a esconder a droga dos controles aduaneiros.
Após a passagem pelo sca n ner , as imagens evidenciaram que a composição do bloco não apresentava consistência. Usaram-se cães de faro da Polícia Militar e foi feita busca manual por meio da perfuração dos blocos.