Notícias
Institucional
Receita Federal ganha 1º lugar em Governança de TI pelo TCU na categoria órgão executivo
A Receita Federal se destaca no relatório do Tribunal de Contas da União (TCU), que avalia a situação da governança de TI na Administração Pública Federal, obtendo o 1º lugar na categoria "Órgão Executivo – Administração Direta".
A cada dois anos o TCU realiza o Levantamento de Governança de Tecnologia da Informação, com o objetivo de acompanhar e manter base de dados atualizada com a situação da governança de TI na Administração Pública Federal.
Esse levantamento resulta no iGovTI, Índice de Governança de TI, que reflete uma análise baseada nas oito dimensões da GesPública - liderança, estratégias e planos, cidadão, sociedade, informação e conhecimento, pessoas, processos, resultados.
Em 2014, 372 instituições foram analisadas englobando, entre outros, as empresas públicas federais, sociedades de economia mista, órgãos do Poder Judiciário e do Legislativo, autarquias e bancos.
O resultado do iGovTI é categorizado em quatro níveis de maturidade: inicial (0,00 a 0,29), básico (0,30 a 0,49), intermediário (0,50 a 0,69) e aprimorado (0,70 a 1,00), sendo que a avaliação média doiGovTI nas instituições foi de 0,45.
A Receita Federal está classificada no nível APRIMORADO de maturidade com o índice de 0,74, ocupando ainda o 7º lugar entre as organizações integrantes do Sistema de Administração dos Recursos de Informação e Informática (Sisp) e o 16º lugar geral entre as 372 instituições avaliadas. Em 2012, o iGovTI da Receita Federal foi 0,70.
Distribuição das organizações por estágios do iGovTI2014
Esse resultado demonstra claramente a evolução e os avanços significativos dos processos, resultados e controles adotados pela Receita Federal em sua gestão na área de Tecnologia da Informação.