Notícias
Operação de Fiscalização
Receita inicia Operação Negócio da China contra fraudes na importação de mercadorias populares
A Receita Federal do Brasil - RFB, em conjunto com a Polícia Federal e o Ministério Público Federal, deflagrou na manhã de hoje a "Operação Negócio da China", que envolve um dos maiores e mais conhecidos grupos varejistas do Rio de Janeiro, suspeito da prática de vários crimes.
Cerca de 500 servidores dos três órgãos estão cumprindo 20 mandados judiciais de busca e apreensão, simultaneamente, em cidades dos estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. Os mandados, expedidos pela Justiça Federal, abrangem escritórios e lojas das empresas relacionadas ao esquema, depósitos de mercadorias e residências das pessoas que concorriam para a prática das fraudes. Foram decretadas, ainda, prisões temporárias de 14 pessoas.
As investigações, iniciadas pela Receita Federal do Brasil, duraram cerca de um ano e indicam que o grupo empresarial é suspeito de praticar fraudes na importação de mercadorias populares com o intuito de reduzir ou suprimir o pagamento de impostos e contribuições. Além do crime de descaminho, foram encontradas evidências da prática de sonegação fiscal, evasão de divisas e lavagem de dinheiro, bem como utilização de empresa interposta.
Além disso, também foram identificados fortes indícios de que as empresas do grupo receberam, direta e indiretamente, recursos de empresas sediadas nas Ilhas Virgens Britânicas, notório paraíso fiscal.
Ascom/Coordenação de Imprensa da RFB