Notícias
Operação de Fiscalização
Operação Leão Expresso III
A Receita Federal do Brasil (RFB) iniciou nas primeiras horas de hoje (13/3) a Operação Leão Expresso III. Até o momento foram R$ 745.896,00 em mercadorias, num total de 1615 itens. Dentre os principais produtos estão notebooks, equipamentos de informática, projetos de vídeo, câmeras e filmadoras digitais. A Receita apreendeu também 1 kg de cocaína.
A Operação tem a colaboração da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos e objetiva coibir o comércio ilegal de produtos de origem estrangeira adquiridos pela internet e remetidos por via postal.
Os responsáveis pelos produtos retidos serão chamados a prestar esclarecimentos. Constada a irregularidade, além de sofrer pena de perdimento da mercadoria, essas pessoas poderão responder criminalmente.
Segundo o Coordenador Geral de Vigilância e Repressão da RFB, Mauro de Brito, ações como essa são importantes para acabar com a concorrência desleal frente aos produtos de fabricação nacional ou estrangeiro que entram legalmente no país e pagam impostos. "Essas ações visam moralizar o comércio de produtos via internet", disse.
O coordenador de Vigilância e Repressão destaca ainda, a importância das ações como fonte de informação para a Receita Federal. "Essas ações servem como fonte de informações para a Receita Federal descobrir fornecedores e compradores de mercadorias irregulares e subsidiam diversas outras ações de combate ao contrabando e pirataria", enfatizou.
Coordenação de Imprensa da RFB