Notícias
Operação de Fiscalização
Receita Federal apreende mais de 40 toneladas de mercadorias no Porto do Rio
A Receita Federal do Brasil na Alfândega do Porto do Rio de Janeiro apreendeu cerca de 40 toneladas de jaquetas de origem chinesa procedentes do Uruguai, avaliadas em R$ 2,1 milhões, por falsa declaração de conteúdo. As mercadorias acondicionadas em três contêineres foram declaradas como trapos no conhecimento de transporte (BL) e no sistema informatizado SISCOMEX carga.
O acompanhamento dos contêineres foi feito a partir de uma troca de informações entre as Aduanas do Brasil e do Uruguai. As informações obtidas pelos servidores da Receita do Rio Grande do Sul foram objeto de um alerta para diversas unidades aduaneiras no restante do território nacional. A partir desse alerta, a fiscalização da Alfândega do Porto do Rio monitorou as cargas e verificou que foram declaradas como trapos no SISCOMEX carga.
As mercadorias estavam em 1.754 volumes, todos contendo jaquetas avaliadas em cerca de R$ 2.1 milhões. Além disso, descobriu-se também a presença de etiquetas nas peças, indicando que o importador era uma empresa diferente da consignatária, e que já havia sido declarada inapta pela Receita Federal.
Ascom/ Coordenação de Imprensa da RFB