Notícias
Operação de Fiscalização
Receita e Polícia Federal combatem organização criminosa em SC e PR
A Receita Federal do Brasil (RFB) e a Polícia Federal (PF) em Santa Catarina deflagraram na manhã desta quinta-feira (21) a Operação Oriente. O objetivo é desarticular a entrada ilegal de mercadorias do Paraguai no comércio de Joinville, com a prisão de seus principais responsáveis.
São 25 mandados de busca e sete de prisão em Joinville, outros dois mandados de busca serão feitos em Curitiba e Foz do Iguaçu. São investigados proprietários de estabelecimentos comerciais do ramo de informática e eletrônicos, comprados em Ciudad del Este, no Paraguai.
A encomenda das mercadorias ilegais é feita por meios eletrônicos (e-mail, MSN), telefone ou por intermediários. Esses "transportadores" recebem as encomendas de mercadorias, fazem os pedidos, compram e transportam as mercadorias em veículos próprios, ônibus fretados ou de linha. Eles recebem porcentagem sobre o valor da mercadoria ilegal.
Organização criminosa
Para a prática do crime os investigados utilizam-se aparato de organizações criminosas, contratando "laranjas" e utilizando "batedores". eles possuem "olheiros", diversificam os meios de transportes e mantêm pouca mercadoria em estoque, principalmente nas lojas para evitar grandes perdas em caso de fiscalização.
Participam da Operação Oriente 75 policiais federais de Santa Catarina e 35 servidores da RFB.
Informações sobre essa operação serão prestadas pelo delegado da Receita em Joinville, Mário Bartos, pelos telefones (47) 3431-6300 e 3431-6301.
Coordenação de Imprensa da RFB