Notícias
Operação de Fiscalização
Operação da Receita apreende R$ 1,2 milhão de mercadorias em Santos
A Receita Federal realizou a “Operação Tormenta” em diversos pontos de venda de produtos importados do município de Santos. Vinte lojas foram visitadas nessa blitz, que contou com a participação de mais de 50 Auditores-Fiscais e Técnicos da Receita Federal. A operação, de caráter presencial, realizada nos bairros do Centro, Gonzaga e Aparecida, contou também com a importante participação do Núcleo de Inteligência da SRF.
Foram retidos pela Receita Federal 250 volumes contendo duas toneladas de carga composta de produtos eletrônicos diversos, equipamentos de informática, perfumes, tênis, óculos, bolsas, etc, avaliados em cerca de R$1,2 milhão.
As empresas visitadas que não conseguiram provar de imediato a regularidade fiscal dos bens foram intimadas a apresentar a documentação fiscal pertinente, hipótese em que as cargas retidas poderão ser devolvidas. Parte das mercadorias foi de imediato reconhecida como contrafeita ou pirateada, como é o caso de tênis, óculos e bolsas.
Essa é a maior operação do gênero já realizada pela Receita Federal em Santos e tem por principal objetivo combater a comercialização de produtos importados à margem do controle e da fiscalização de comércio exterior.