Notícias
Operação de Fiscalização
Receita aprende 22,6 toneladas de mercadorias no Porto de Santos
A Receita Federal do Brasil apreendeu no Porto de Santos 22,6 toneladas de mercadorias variadas, avaliadas em R$ 5,5 milhões. A carga estava acondicionada em um contêiner transportado pelo navio CSCL Chiwan, proveniente do porto de Chiwan, na China.
Entre os produtos apreendidos estão relógios, aparelhos MP3/MP4 e MP3, celulares, artigos de vestuário masculino, bolsas, guarda-sóis, carteiras e pastas.
O motivo da apreensão das mercadorias foi a falsa declaração de conteúdo e o crime contra a propriedade industrial. A carga toda havia sido declarada como “pinças”.
Durante a conferência do material constatou-se que as três primeiras fileiras de mercadorias localizadas no sentido da porta de abertura do contêiner para o seu final continham a mercadoria declarada. Mas as que estavam nas filas seguintes não eram declaradas, numa flagrante tentativa de enganar o fisco caso fosse efetuada uma simples abertura e verificação por amostragem.
A maioria dos produtos não declarados reproduzem e imitam marcas famosas, tratando-se, portanto, de produtos piratas (contrafeitos).
Maiores esclarecimentos poderão ser obtidos hoje (12/12), às 14h30, no Edifício-Sede da Alfândega do Porto de Santos (Auditório), situado na Praça da República s/nº - 2º andar – Centro – Santos/SP.