Notícias
Institucional
Rachid fala sobre sistema tributário brasileiro a indianos
Delegação da Índia, chefiada pelo Presidente da Comissão dos Secretários de Fazenda, Assim Dasgupta, visitou nesta quarta-feira (29/08) a sede da Receita Federal do Brasil no Ministério da Fazenda, para aprofundar os conhecimentos acerca do sistema tributário brasileiro.
A delegação, composta de funcionários da Embaixada Indiana e de trinta e oito Secretários de Fazenda e de Planejamento de diferentes estados da federação da Índia, foi recebida pelo Secretário da Receita Federal do Brasil, Jorge Rachid, e pelo Secretário-Adjunto Carlos Alberto Barreto.
O Secretário Jorge Rachid e o Coordenador-Geral de Política Tributária, Ronaldo Medina, fizeram aos membros da delegação indiana uma exposição sobre as principais iniciativas da Receita Federal para simplificação de regras tributárias, visando a redução dos custos para a administração tributária e para os próprios contribuintes, tais como o Projeto Nota Fiscal Eletrônica, o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), o Cadastro Sincronizado Nacional, o novo regime tributário Simples Nacional, e o Sistema de Gestão de Riscos Aduaneiros-HARPIA, apoiado em técnicas de inteligência artificial.
Os Secretários de Fazenda e Planejamento indianos mostraram-se interessados em aspectos particulares de cada uma das iniciativas descritas e ressaltaram as similaridades e potencialidades de implantação de sistemas semelhantes no fisco indiano.
O Dr. Assim Dasgupta destacou a importância da troca de experiências entre as administrações tributárias e aduaneiras do Brasil e da Índia, face às características de ambos os países. O Secretário Jorge Rachid ressaltou que novas iniciativas neste sentido estão em curso no Fórum de Diálogo do IBAS (Índia - Brasil - África do Sul), além da recente assinatura de Acordo de Cooperação em Matéria Aduaneira entre os dois países durante a visita do Presidente Lula à Índia, no mês de junho.
A delegação indiana já esteve em visita a São Paulo e prossegue sua missão no Rio de Janeiro, onde será recebida em audiência pelo Governador e Secretários.
Coordenação de Imprensa da RFB