Notícias
Aduana
Receita apreende R$ 383 mil em contrabando em Foz
A Receita Federal apreendeu entre os dias 11 e 23 deste mês, em Foz do Iguaçu, R$ 383,7 mil em mercadorias. A operação de repressão ao contrabando e descaminho foi desencadeada em conjunto com o Exército e resultou na apreensão de 130 veículos – a maioria veículos de passeio e cinco ônibus. As mercadorias eram principalmente eletrônicos, produtos de informática, brinquedos e material de bazar.
Essa é a segunda vez neste ano que o Exército participa de operação com a Receita Federal. De acordo com a Delegacia da Receita em Foz, a presença dos soldados foi para garantir a segurança dos servidores envolvidos na operação. A Receita não descarta outras operações em conjunto com o Exército.
A Receita tem reforçado o cerco ao contrabando em Foz do Iguaçu por ser a região a principal porta de entrada de produtos oriundos do Paraguai. A maioria dos carregamentos apreendidos tinha como destino os grandes centros do País, como São Paulo e Rio de Janeiro. As mercadorias, em geral, vão parar na mão de comerciantes ambulantes.
Os produtos apreendidos pela Receita são doados, leiloados ou destruídos. Produtos alimentícios não-perecíveis, por exemplo, são doados a entidades beneficentes. As pessoas flagradas com produtos irregulares respondem a processo por sonegação e contrabando.